sexta-feira, 20 de abril de 2012

UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES - CLARICE LISPECTOR















Realmente um livro fascinante,adorei e indico,ai vai um pouco sobre ele:




O leitor deste livro tem a possibilidade de refletir sobre um dos mais instigantes temas da literatura: o autoconhecimento.  Ao acompanhar o processo de aprendizagem de Lóri e Ulisses em busca de si mesmos ele pode perceber todos os seus matizes quando realizado numa relação a dois, onde cada etapa é vivida intensamente, repleta dos sentimentos mais contraditórios. Dor, prazer, ódio, amor se misturam sem fronteiras. No caminho deste casal tudo converge para o aprendizado do andar com as próprias pernas permitindo-se muitas vezes não compreender o que lhe acontece. E é no interior desta descoberta que se sabe que se está em plena condição humana. 


A professora primária Lori e o professor de filosofia Ulisses experimentam um processo de aprendizagem onde Ulisses segue como o condutor. Durante os árduos caminhos deste aprendizado em busca do eu mais profundo, ele descobrem o amor e o prazer da realização plena.
De Ulisses ela aprendera a ter coragem de ter fé – muita coragem, fé em quê? Na própria fé, que a fé pode ser um grande susto, pode significar cair no abismo, Lóri tinha medo de cair no abismo e segurava-se numa das mãos de Ulissses enquanto a outra mão de Ulisses empurrava-a para o abismo - em breve ela teria que soltar a mão menos forte do que a que a empurrava, e cair, a vida não é de se brincar porque em pleno dia se morre. A mais premente necessidade de um ser humano era tornar-se um ser Humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário